O Guia de sucesso nos encontros online

Capítulo 1:

As 6 dicas mais importantes

Não as pode esquecer! Só assim vai conseguir marcar encontros!


Comecemos por clarificar desde já um facto: conhecer pessoas online, através de um site de encontros, é o "novo normal". Durante muito tempo existiram demasiados e infundados preconceitos e estigmas sobre quem procura e tem encontros online. Isso é coisa do passado. Nos dias que correm, conhecer pessoas online já ultrapassa meios "tradicionais" como o local de trabalho, o ginásio ou o bar.

De facto, estudos recentes têm comprovado que mais de 1 em 5 pessoas em relações estáveis conheceram o seu parceiro online. Os utilizadores de sites de encontros têm comprovado que os encontros online são a forma mais eficiente de conhecer pessoas diferentes - aquelas que normalmente não fazem parte do nosso circulo de amigos, da nossa vizinhança ou dos colegas de trabalho. Também nos permitem fazer amizades fora da nossa zona geográfica.

E se é bem verdade que os utilizadores acima dos 35-40 anos, perderam o preconceito e abraçaram este novo mundo de possibilidades, entre os Millennials este é um processo mais que natural: o mundo digital sempre fez e fará parte da sua vida e é apenas natural que seja nele que procuram tanto a pessoa com quem querem divertir-se por uma noite, como alguém com quem partilhar a vida.

Não interessa se você já visitou e usou muitos ou poucos sites de encontros, ou se o faz há dez anos ou se esta é a sua primeira vez. Independentemente da sua experiência ou opinião sobre os sites de encontros, seguem-se seis dicas / regras / recomendações (chame-lhes o que preferir) obrigatórias se quer mesmo conseguir marcar alguns encontros.

1. Diga o que procura de forma clara

Não tenha vergonha ou pudor em afirmar o que procura nos sites de encontros. 1/3 dos solteiros já marcou encontros online, portanto é evidente que há uma razão para você estar aqui. Portanto, seja transparente sobre o "para quê". Para que quer falar com pessoas numa página de encontros? Quer encontros esporádicos? Amizades coloridas? Simplesmente amizade? Alguém com interesses comuns? Encontrar o amor? Se você estabelecer perante si e os outros um objetivo claro do que procura irá melhor em muito a possibilidade de sucesso. Demasiadas oportunidades se perdem por falta de comunicação, pelo que comunicar clara e abertamente o que você pretende só poderá facilitar as coisas.

Algumas pessoas receiam ser demasiado frontais sobre as suas intenções, por medo de perder oportunidades ao afastar pessoas que procuram algo diferente. «Não irei perder a oportunidade de conhecer alguém, porque a pessoa não gostou do meu perfil "procuro amizade colorida"?» ou «Vou deixar de ter uma noite de sexo fantástico, porque o meu perfil "procuro amor verdadeiro" afasta quem procura aventuras?» Não vamos mentir neste ponto — isso vai acontecer. Mas é preciso que você assuma essa posição clara, para ter a certeza que quando marcar encontro com alguém nenhum dos dois vá com falas expectativas e a experiência seja frustrante e dececionante.

Confie em si e nas suas intenções. Existem milhares e milhares de pessoas registadas em sites de encontros, e você não perderá a oportunidade de conhecer "aquela" (ou "aquelas"!) pessoa que procura por ter exposto as suas verdadeiras intenções.

2. Lembre-se que um perfil vazio não "pesca" nada

Não interessa se o site que está a usar lhe dá espaço para escrever uma obra literária ou se apenas umas poucas e curtas frases: não se deixam esses espaços em branco! Sim: é difícil escrever algo verdadeiramente interessante sobre nós, mas deixar o perfil em branco não opção!

É verdade que as pessoas interessam-se, primeiro que tudo, pela sua fotografia. Mas, assim que perceberam que você está muito bem, muito sexy, na foto, vão imediatamente procurar informação adicional no perfil. Deixar partes do perfil (ou, pior ainda, tudo!) em branco vai pode dar uma imagem muito negativa de si: pode levar quem visita o seu perfil que você não está a levar a presença no site de encontros a sério, que não tem nada de interessante para dizer, que tem preguiça ou até que não sabe escrever - em suma, desvaloriza a pessoa que você é.

Diga qualquer coisa, nem que seja uma simples frase. Mas escreva o que escrever, verifique e volte a verificar o que escreveu: vários estudos demonstraram que tanto homens como mulheres desinteressam-se por pessoas que escrevem com erros ortográficos ou gramaticais.

Não sabe o que dizer? Limite-se a escrever. Escreva a primeira coisa que lhe vem à mente e inclua tudo o que ache que uma pessoa interessada em sair consigo possa querer saber sobre si. Não se preocupe como soa - é só o seu primeiro rascunho. Não tem a certeza se deve incluir isto ou aquilo? Escreva! Quando em dúvida, escreva!

Assim que terminar a sua longa, extensa e fastidiosa biografia comece a cortar texto. Refine o texto. Apague tudo o que lhe parecer repetitivo ou redundante. Apague tudo o que precisar de demasiadas e longas explicações. Quando terminar... volte ao início e refine e apague outra vez. Quando tiver terminado, irá ficar com um texto conciso, claro e direto. E não se esqueça de alguns dias depois, voltar a reler o seu perfil e melhorá-lo. É um processo de melhoria contínua que deverá repetir ao longo dos meses ou anos que usar o site.

3. Diga "olá"

Apesar da segurança e relativo anonimato proporcionado pelos sites de encontros, ainda muitas pessoas se acanham quando chega o momento de iniciar contacto. Chega a haver situações caricatas de pessoas que visitam o perfil uma da outra repetidamente, enviam "piscadelas" ou outros presentes virtuais... sem terem uma conversa no chat ou troca de mensagens. Não faça isto! Se alguém que lhe agrade demonstra interesse no seu perfil, mas leva mais tempo do que você gostaria para iniciar contacto, então envie a primeira mensagem. Quebre o gelo. Se está com vontade de conversar com alguém, faça-o! Afinal, está demonstrado que pessoas que se conheçam têm 78% mais probabilidades de vir a ter um segundo e terceiro encontro, mas alguém tem que dar o primeiro passo.

Mas faça o que fizer, não se limite a dizer "olá". Quando faz isso, não está a iniciar conversa alguma, mas sim a passar para a outra pessoa a obrigação de ser ela descobrir um qualquer tema de conversa para que possam continuar para além desse simples "olá".

Leia o perfil da pessoa em questão. Encontre um tema por onde possa começar, algo que seja interessante para conversar, a partir da informação que lá está (se essa pessoa não seguiu a nossa dica número 2, arrisque um tema do seu próprio perfil). Ou talvez uma piada de bom gosto sobre o perfil ou as fotos. Simplesmente escreva algo que demonstre que você tem realmente interesse em desenvolver uma conversa.

4. Saiba quando passar das mensagens para um encontro em pessoa

Já passou por vários perfis. Contactou vários. Obteve respostas. Trocou mensagens. E semanas depois continua a trocar mensagens. E mais mensagens. Parece que este circulo vicioso de manda mensagem – recebe mensagem - voltar a mandar mensagem parece nunca acabar!

Defina um prazo durante o qual você tem disposição para falar apenas online antes de pensar em marcar encontros. Não nenhuma regra nem estatística que lhe possamos dar, a decisão será sua, e dos objetivos que você e a outra pessoa pretende, mas recomendamos que não demore mais que duas semanas a um mês. Afinal não foi para conhecer pessoas que você se inscreveu num site de encontros?

Há quem recomende que as pessoas deveriam começar a telefonar-se tão rapidamente quanto possível, às vezes em prazos tão curtos como ao fim de 3 mensagens trocadas no site! Isto pode parecer demasiado rápido e abrupto para muitas pessoas, mas como já referimos, tudo depende dos objetivos de cada um - por exemplo, se ambos pretendem encontros de sexo se uma noite só, os prazos muito curtos podem fazer sentido. A informação a reter é que não deve adiar um encontro pessoal indefinidamente - afinal não se registou no site para conhecer pessoas?

Então, e se a pessoa com quem você está a trocar mensagens não parece estar interessada em marcar um encontro? A resposta depende se você procura alguém que só quer uma "amizade virtual".Questione-se: "eu quero continuar a conversar online com esta pessoa por tempo indefinido?". Se a reposta for "não", não há qualquer problema em explicar isso mesmo, de forma educada, à outra pessoa. Lembra-se da dica 1?

5. A fotografia do seu perfil deve ser de si

Você deve ter lido o título da dica e pensou "Duh... óbvio", mas todos os dias vemos perfis cuja fotografia principal é de outra coisa qualquer que não os dono do perfil. Não estamos a falar de fotografias falsas, de outras pessoas, mas sim de fotografias dos animais de estimação, de carros e motas, partes do corpo, fotografias de grupos de amigos, etc. Quem visita o seu perfil quer ver como você é: pouco lhe interessa o quão querido é o focinho do seu cão ou quão brilhante é a pintura do seu carro - isso são coisas que terão tempo para partilhar mais tarde.

As fotografias que escolher devem também transmitir algo sobre a sua vida. Não se limite a "selfies": use fotografias tiradas por amigos a fazer algo porque se interessa na vida. Pratica ciclismo? Mostre-se a andar de bicileta! Tem um cão lindo e fofo que adora? Inclua-o na fotograria, ao seu lado. Pode mesmo publicar fotografias com grupos de amigos, desde que estes o autorizem, com a condição que seja evidente e fácilmente identificável quem é você na imagem - é uma boa forma de mostrar que você é uma pessoa sociável.

Finalmente, e muito importante (porque o continuamos a encontrar estas imagens), mesmo que você seja o melhor pai / mãe / tio / tia do mundo, NÃO inclua fotografias de ou com crianças.

6. Deixe de usar fotografias antigas

Não podemos deixar de insistir neste ponto, dada a sua importância: se não quer estragar todo o seu empenho na conquista do primeiro encontro, não use fotografias antigas. Fotos de há dois anos? Ok. Três anos? Ainda vá que não vá... Mais que isso? Não! Não queira mostrar a quem visita o seu perfil algo que você já não é. Ninguém quer saber como você era em 2005, na praia. De que servirá mostrar que estava com "tudo no lugar" há 15 anos, a não ser para dececionar a outra pessoa no primeiro encontro? Mostre o seu verdadeiro e atual "eu".

Pense um pouco: o que vai acontecer quando estiverem frente a frente? Claro que sim, há dez anos você era elegante, sexy e com as formas todas no lugar certo, mas essa não é a pessoa que aparece no encontro. Não interessa se aquela era a melhor fotografia que tinha para publicar no site ou se simplesmente foi que lhe pareceu que iria despertar mais interesse. Quem se encontrar consigo vai sentir-se enganada.

Não há nada de errado em publicar aquelas fotos que mostram o seu melhor perfil, com a iluminação certa e uma roupa elegante. Nada de selfies no espelho da casa de banho, por favor. Peça a alguém para lhe tirar umas fotos, num ambiente ou paisagem interessante. Escolha uma roupa que assente bem. Apresente-se com o cabelo cuidado.

E assim que tenha a sua seleção de fotografias, resista à tentação de as editar. Correções feitas no Photoshop e filtros tipo Instagram, tal como as fotografias antigas, irão dar uma falsa noção da sua aparência. Deixe que as fotografias mostrem exatamente como você é. Mais vale que as pessoas passem ao lado do seu perfil por as fotos não lhes despertarem interesse, do que andar a investir tempo em trocas de mensagens com alguém que irá ficar profundamente dececionado na primeira vez que se sentarem para tomar um café.

Lembre-se: milhares e milhares de pessoas usam o Diabruras para encontrar alguém, pelo que a pessoa certa para si estará por ali algures. Mostre-se tal como é, para que essa pessoa possa encontrar o seu perfil.